Jornal Da Cbn

Jornal Da Cbn

Sinopse

Notícias e análise dos principais assuntos do dia, com Mílton Jung e o mais completo time de comentaristas do rádio, como Arnaldo Jabor, Carlos Alberto Sardenberg, Mauro Halfeld, Max Gehringer e Míriam Leitão.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • O Brasil está preparado para controlar e não deixar esse vírus entrar
    'O Brasil está preparado para controlar e não deixar esse vírus entrar'
    Duração: 12min | 16/02/2020

    A frase é do virologista do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Bahia Gúbio Soares, em entrevista ao Jornal da CBN. A UFBA foi responsável pelo desenvolvimento de um teste que consegue identificar se o paciente possui coronavírus em cerca de três horas. Gúbio destaca que 'não há preocupação com a questão do Carnaval', ainda lembrando que, por não resistir ao calor, 'o vírus não terá a mínima chance de se propagar no Brasil'.

  • Taxa de desemprego tem uma relação com a estrutura econômica
    'Taxa de desemprego tem uma relação com a estrutura econômica'
    Duração: 18min | 16/02/2020

    Em entrevista ao Jornal da CBN, o analista socioeconômico do IBGE Jefferson Mariano comenta a queda do desemprego para 11% no Brasil. Segundo ele, o desemprego 'não é um fenômeno recente', mas 'foi mais intenso pela crise econômica'. Jefferson vê o aumento da informalidade como algo relevante, visto que 'geralmente, o crescimento da economia gera a diminuição das vagas informais'. O analista também alerta que 'muitos trabalhadores estão inseridos na economia, mas sem nenhum tipo de legislação'.

  • Número de diagnóstico de câncer infantil vem aumentando em todo o mundo
    'Número de diagnóstico de câncer infantil vem aumentando em todo o mundo'
    Duração: 09min | 15/02/2020

    Segundo Adriana Seber, pediatra membro do Comitê de Hematologia Pediátrica da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, além do aumento na incidência, há um melhor diagnóstico.

  • Já melhoramos, mas falar sobre saúde mental no trabalho ainda é um tabu
    'Já melhoramos, mas falar sobre saúde mental no trabalho ainda é um tabu'
    Duração: 25min | 15/02/2020

    Luciana Coen, diretora de sustentabilidade e comunicação na SAP Brasil, conversou com Mílton Jung sobre a importância de se falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho e como esse é um tema essencial até mesmo para a produtividade.

  • Ano bissexto: um dia a mais para a gestão de marcas
    Ano bissexto: um dia a mais para a gestão de marcas
    Duração: 04min | 15/02/2020

    Cecília Russo destaca que um dia a mais para a gestão de marcas pode ser terrível ou pode ser uma oportunidade para alavancar ainda mais o relacionamento com seus consumidores, pessoas ou comunidades. Jaime Troiano disse que esse dia pode ser usado para fazer algo coisa diferente e surpreender o cliente.

  • Que Disney que nada! Odorico vai mesmo é de Broadway
    Que Disney que nada! Odorico vai mesmo é de Broadway
    Duração: 03min | 14/02/2020

    Não são só as empregadas domésticas que têm acesso a viagens estrangeiras no país do Paulo Guedes. Pouca gente sabe, mas teve um dia em que Odorico convocou seus assessores para fazer "um 'desperneamento' turístico pela Broadway e adjacências". Na chegada ao hotel, uma das irmãs cazajeiras dispara: 'We have a reservation, please, Mr. Odorico Paraguaçu'. Alto lá! 'From Sucupira!', conserta o prefeito mais fanfarrão do Brasil. Rádio Sucupira conta, também, de outra viagem internacional: do ex-presidente Lula à Itália, para ver o papa Francisco.

  • São Paulo tem Dia D contra o Aedes Aegypti
    São Paulo tem 'Dia D' contra o Aedes Aegypti
    Duração: 06min | 14/02/2020

    O médico infectologista e superintendente de Controle de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Marcos Boulos, disse que este ano tem casos mais graves da dengue por causa da circulação do vírus tipo 2.

  • Grande parte dos acidentes vasculares cerebrais acontece com a pessoa dormindo
    'Grande parte dos acidentes vasculares cerebrais acontece com a pessoa dormindo'
    Duração: 09min | 14/02/2020

    Pauta do dr. Luis Fernando nesta sexta-feira é o derrame, ou o AVC. 'Ele acontece quando o sangue não chega a determinada região do cérebro'. Ele fala sobre os primeiros sinais aos quais devemos ficar atentos: 'Tempo é igual a cérebro. A identificação de que o AVC pode começar a acontecer é muito importante porque tratamento precoce diminui as chances de sequela'.

  • Flamengo e Athletico-PR duelam pela Supercopa do Brasil
    Flamengo e Athletico-PR duelam pela Supercopa do Brasil
    Duração: 07min | 14/02/2020

    Paulo Vinícius Coelho destacou que a partida será realizada, no domingo, em Brasília. Essa é a terceira edição da competição (1990 / 1991 / 2020). Paulo Vínicius Coelho também falou sobre o Gre-Nal pela semifinal do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. O jogo será disputado no Beira-Rio.

  • ‘Hesitações do governo refletem conflito interno’
    ‘Hesitações do governo refletem conflito interno’
    Duração: 07min | 14/02/2020

    Míriam Leitão comenta sobre a reforma administrativa que deve ser apresentada na próxima semana. Ela diz que as indefinições do governo atrasam o processo.

  • O preço da verdade traz denúncia de crime ambiental
    'O preço da verdade' traz denúncia de crime ambiental
    Duração: 08min | 14/02/2020

    Ronald Villardo fala da estreia do filme que conta a história de uma comunidade nos interior dos Estados Unidos que teve a água poluída por sua indústria. Mark Ruffalo, além de protagonista, também é um dos produtores. O roteiro foi construído com base na reportagem 'O advogado que se tornou o maior pesadelo da Dupont', publicado no jornal ‘The New York Times’, em 2016.

  • O que a (jornalista) Patrícia fez foi cumprir seu papel, por isso, ela está sendo caluniada
    'O que a (jornalista) Patrícia fez foi cumprir seu papel, por isso, ela está sendo caluniada'
    Duração: 09min | 14/02/2020

    Em pauta, nesta sexta, os ataques sofridos pela jornalista Patrícia Campos Melo, na CPMI das Fake News, pelo ex-funcionário da Yacows, Hans River. 'Eu nunca vi nada parecido, um depoente chegar num depoimento oficial e atingir a honra de uma mulher assim gratuitamente, para escapar da falcatrua em que estava metido', afirma Xexéo. Para Astrid, foi uma atitude 'nojenta e baixa'.

  • Clássico entre São Paulo e Corinthians é superior ao campeonato
    Clássico entre São Paulo e Corinthians é superior ao campeonato
    Duração: 03min | 14/02/2020

    O jogo será neste sábado, no Morumbi, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. No domingo, Palmeira joga contra Mirassol, na reabertura da arena Palmeiras.

  • Gongo da semana vai para Hans River na CPMI das Fake News
    Gongo da semana vai para Hans River na CPMI das Fake News
    Duração: 10min | 14/02/2020

    Os comentaristas citaram os insultos, mentiras e ataques dele à jornalista Patrícia Campos Mello. José Godoy diz que 'a única coisa boa dessa história terrível é saber a cara de quem propaga o ódio na internet’. Luiz Gustavo Medina disse que 'por incrível que pareça, muita gente ainda deu razão a ele, o que torna pior ainda a situação'. A fala de Paulo Guedes sobre as domésticas levou 'menção honrosa'.

  • Uma academia improvisada em casa? Podemos!
    Uma academia improvisada em casa? Podemos!
    Duração: 03min | 14/02/2020

    Ouvinte, de 52 anos, tem esteira em casa, tenta caminhar meia hora. No entanto, acredita que este exercício pode não ser suficiente para fortalecer musculatura. Ela questiona se há exercício de musculação para se fazer em casa. Atalla responde: uma ideia é usar elástico ou outros acessórios disponíveis no mercado que vão proporcionar uma variedade de exercícios. 'O importante é se orientar para ter uma série. Com 15 minutos de exercício localizado, ela terá excelentes resultados'.

  • No sobe e desce da bolsa de valores do Palácio quem mais ganhou foi a ala militar
    'No sobe e desce da bolsa de valores do Palácio quem mais ganhou foi a ala militar'
    Duração: 09min | 14/02/2020

    Andreia Sadi analisa o fortalecimento do grupo militar no coração do governo. O general Braga Netto foi para a Casa Civil no lugar de Onyx Lorenzoni. 'Com Braga Netto, qual Casa Civil teremos dentro do governo?' Osmar Terra foi quem mais saiu perdendo trocou a cadeira de ministro por uma cadeira de deputado federal.

  • Ações são imprevisíveis no curto prazo, mas costumam pagar grandes recompensas no longo prazo
    Ações são imprevisíveis no curto prazo, mas costumam pagar grandes recompensas no longo prazo
    Duração: 01min | 14/02/2020

    Não se deve investir em ações com objetivos de curto prazo porque o risco é alto. Mas carteiras de ações bem diversificadas costumam vencer outros tipos de investimentos no longo prazo.

  • Cientistas registram um novo recorde de temperatura na Antártica
    Cientistas registram um novo recorde de temperatura na Antártica
    Duração: 05min | 14/02/2020

    André Trigueiro conta que o registro foi de 20,75°C e que isso afeta o clima em todo o continente. Ele lembra que a frente fria vem da Antártica e que a mudança altera a temperatura do oceano, eleva o nível do mar, aumenta as ocorrências de eventos extremos como chuva, entre outros problemas.

  • Adotamos um procedimento rigoroso de segurança contra o coronavírus
    'Adotamos um procedimento rigoroso de segurança contra o coronavírus'
    Duração: 15min | 14/02/2020

    JCBN conversou com o secretário de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde Uanderson de Oliveira sobre as investigações do coronavírus no Brasil. País tem seis casos suspeitos. Ele explicou os procedimentos de monitoramento que estão sendo feitos, desde que há o surgimento de sintomas em pacientes que tenham visitado a China até a realização de exames. 'Estamos aprendendo e desenvolvendo melhor as capacidades de, diante da detecção de quadro, expandir estruturas de assistência. Dentro do estado de emergência em saúde, temos a fase de contenção e a de evitar a disseminação do vírus', explica.

  • Crescimento do PIB ainda é muito fraco faltam investimentos
    'Crescimento do PIB ainda é muito fraco; faltam investimentos'
    Duração: 05min | 14/02/2020

    Segundo expectativas, relatório do BC, a ser divulgado nesta manhã, mostrará que crescimento do PIB em 2019 foi de apenas 1%. Seria o terceiro ano seguido em que a economia brasileira cresceria apenas neste patamar. 'País saiu da recessão, mas o crescimento não embalou, não tomou ritmo forte', destaca Sardenberg.

  • General na Casa Civil é uma espécie de blindagem ao Palácio do Planalto
    'General na Casa Civil é uma espécie de blindagem ao Palácio do Planalto'
    Duração: 14min | 14/02/2020

    Gerson Camarotti comenta que o presidente Jair Bolsonaro estava incomodado com ambições políticas dentro do Palácio do Planalto. O general Braga Netto, que esteve à frente da intervenção federal no Rio de Janeiro, assume a Casa Civil. Onyx Lorenzoni vai para o Ministério da Cidadania no lugar de Osmar Terra.

  • O poder da arte de retratar a nossa vida
    O poder da arte de retratar a nossa vida
    Duração: 02min | 14/02/2020

    Mario Sergio Cortella comenta sobre a sensação de ler um livro ou ver um vídeo e achar que foi feito baseado na nossa própria vida. É a composição pessoal do autor que chega em outras pessoas.

  • Dieta cetogênica pode alterar saúde óssea de atletas
    Dieta cetogênica pode alterar saúde óssea de atletas
    Duração: 05min | 13/02/2020

    Luis Fernando Correia explica que a dieta prevê ingestão de pouco carboidrato e alto teor de gordura. Esse tipo de alimentação pode alterar o metabolismo ósseo. O estudo foi feito com atletas que estam treinando para as Olimpíadas.

  • Ideal é ter calendário de reembolsos que devolva a capacidade de planejamento para escolas e blocos
    'Ideal é ter calendário de reembolsos que devolva a capacidade de planejamento para escolas e blocos'
    Duração: 09min | 13/02/2020

    Flávia Oliveira fala do interesse crescente do governador Wilson Witzel no carnaval do Rio. No ano passado, repasses foram feitos por meio de Lei de Incentivos já que o Regime de Recuperação Fiscal não permite o repasse direto. Witzel assina hoje o repasse de R$ 9,5 milhões ao carnaval de rua da cidade, que envolve infraestrutura.

  • Eliminação precoce da Libertadores reuniu dois traumas do Corinthians
    Eliminação precoce da Libertadores reuniu dois traumas do Corinthians
    Duração: 05min | 13/02/2020

    PVC lembra que o time tem traumas com o Guaraní, do Paraguai, e com a pré-Libertadores. Apesar da desclassificação do Corinthians, PVC avalia que time fez boa partida. Já no Fla-Flu, pelo Campeonato Carioca, 'Fluminense vendeu caro a derrota'. Pela Copa do Brasil, times grandes têm dificuldades contra as equipes pequenas.

  • China tenta mostrar que está no controle da situação
    China tenta mostrar que está no controle da situação
    Duração: 09min | 13/02/2020

    Marcelo Lins diz que o governo da China não admite erros cometidos ao longo do avanço do coronavírus e divulga imagens de doentes recebendo alta para para dizer que está funcionando o combate ao problema.

  • Um ministro da Economia não pode passar o tempo todo falando o que lhe vem na cabeça
    'Um ministro da Economia não pode passar o tempo todo falando o que lhe vem na cabeça'
    Duração: 06min | 13/02/2020

    Míriam Leitão fala das declarações desastradas do ministro da Economia, Paulo Guedes, e como isso atrapalha o ambiente. Ele demonstrou preconceito social ao criticar dólar baixo e dizer que 'até empregada doméstica estava indo para a Disney'. Míriam destaca que ao tentar reparar a fala, Paulo Guedes disse que a alta do dólar vai elevar o turismo no Brasil, como se o país fosse um destino de segunda categoria. Ela acrescentou que 'a comunicação dele é muito ruim e nesse episódio foi ofensiva'.

  • Corinthians joga bem mas ainda paga por problemas na temporada passada
    Corinthians joga bem mas ainda paga por problemas na temporada passada
    Duração: 12min | 13/02/2020

    Dan Stulbach, José Godoy e Luiz Gustavo Medina comentam sobre como assistiram ao jogo entre Corinthians e Guaraní pela Libertadores. O Corinthians venceu por 2x0, mas foi eliminado.

  • Cabral sabe bem que o trânsito em julgado de condenações no Brasil demora uma eternidade
    'Cabral sabe bem que o trânsito em julgado de condenações no Brasil demora uma eternidade'
    Duração: 08min | 13/02/2020

    Wálter Maierovitch faz uma comparação entre Al Capone e Cabral. 'Não existe na história da política do Rio de Janeiro um ex-governador apanhado pelo Ministério Público que tenha tido o porte de Sérgio Cabral Filho'. A grande jogada de Cabral ao tentar passar a perna na Justiça e no Ministério Público é de conseguir obter a liberdade.

  • Corinthians foi vítima da competência do Guaraní
    Corinthians foi vítima da competência do Guaraní
    Duração: 01min | 13/02/2020

    Mário Marra comenta desclassificação do Corinthians na Libertadores, antes mesmo da fase de grupos. Para ele, apesar do resultado desfavorável, não é hora para mudanças radicais no time. 'É um prejuízo e um constrangimento, mas também é início. Não faz sentido interromper o trabalho agora', avalia.

Informações: