Começo, Meio E Fim: Como Terminar Aquilo Que Começamos

Teste agora Assinatura sem compromisso. Cancele quando quiser.

Sinopse

Toda história de sucesso passará pelo processo inevitável de: começo, meio e fim. Quando Deus formou o mundo em sua infinita sabedoria, criou um processo de organização e separou a criação em etapas. No livro de Gênesis, a Bíblia conta a história da humanidade e da soberania de Deus, relatando que, no princípio, criou Deus os céus e a terra - começo.
Depois, Deus iniciou todo o processo de organização e excelência e dividiu a criação em períodos de tempo. Gênesis 2* nos conta que Deus concluiu a obra que fizera e, neste dia, Ele abençoou e descansou porque havia terminado o processo da criação.
*Gn 2:2,3 "No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação."
No mundo do século XXI, nós, homens e mulheres, vivemos uma luta contra o tempo. Dizem por aí que "Tempo é dinheiro" e essa frase é bem real para os dias de hoje. Ninguém recebe o salário de uma empresa, onde se trabalha no regime de 44 horas semanais, por fazer o que bem quiser o dia todo.
Recebemos pelo tempo investido em nosso trabalho. E se formos bons, nosso tempo valerá tanto; se formos ruins, valerá outro tanto. Porém, se formos excelentes poderemos cobrar mais por ele. Então aprendemos com o Criador aquilo que se deve fazer para obter sucesso, seja em qualquer área de nossas vidas: familiar, coorporativa, religiosa ou como indivíduos.
E qual é o segredo do sucesso tão desejado? O segredo de uma vida bem-sucedida e que agrade ao Deus criador é passar pelo processo de começo, meio e fim. Terminarmos aquilo que um dia começamos. Nosso tempo é o bem mais precioso que temos e, se não soubermos administrá-lo, simplesmente ficaremos no meio do caminho sem completar aquilo que começamos. Chamamos isso de fracasso.
Voltando à criação, ninguém entende mais deste assunto do que Deus. Desde o começo até o seu final, a Bíblia nos revela histórias de pessoas que tiveram a oportunidade de começar e terminar algo. Porém, muitos começaram e não terminaram. Por outro lado, outros começaram, terminaram e obtiveram as promessas cumpridas.
Com Jesus não foi diferente. Ele nasceu, cresceu e morreu. A morte, assim como para mim e para você, não é apenas o fim da etapa nesta Terra, mas o começo de uma nova vida de paz que jamais terá fim; porque todo aquele que Nele crê não perece, mas tem a vida eterna. Quando Jesus morreu naquela cruz, completou o Seu propósito neste mundo de resgatar a nossa comunhão com Deus, uma vez quebrada no Éden pelo pecado. Completou o que havia de fazer e obteve sucesso em sua missão.
Nestas próximas linhas, vou tentar expressar um pouco sobre os processos pelos quais eu e você temos que passar para completar todo o propósito para o qual fomos chamados.
Vamos aprender com Noé e sua família e alguns outros personagens bíblicos como enfrentar dias em que queremos desistir e retroceder ao invés de avançarmos rumo ao cumprimento da promessa.
"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus."
Filipenses 1:6