O Legado Educacional Do Século Xix

Teste agora Assinatura sem compromisso. Cancele quando quiser.

Sinopse

Com o objetivo comum de resgatar o legado educacional deixado pelo século XIX, este livro reúne as contribuições de quatro pesquisadores da história da educação brasileira.
O primeiro capítulo, de Dermeval Saviani, é um instigante estudo que joga com as categorias de "breve século" e "longo século" na periodização da história da educação no Brasil como referência para abordar o "breve século XIX", explorando a relação entre pedagogia e política educacional.
O segundo capítulo, de autoria de Rosa Fátima de Souza, é um primoroso trabalho que contextualiza nacional e internacionalmente a emergência e a consolidação dos grupos escolares como eixo do projeto republicano de educação popular.
No terceiro capítulo, de Vera Teresa Valdemarin, o método intuitivo é caracterizado em seus elementos essenciais e explicitado a partir dos fundamentos filosóficos e didáticos, num brilhante estudo que alia profundidade e clareza.
Finalmente, o quarto capítulo, de autoria de Jane Soares de Almeida, é um vibrante estudo que busca compreender a gênese e a conformação do professorado em Portugal e no Brasil, detectando, no curso da análise, o processo de feminização do magistério.
Com este livro, aliado a O legado educacional do século XX no Brasil, os autores oferecem-nos um precioso balanço da educação nos últimos dois séculos, trazendo significativa contribuição para o entendimento da educação brasileira na atualidade.