Azimutes Do Trabalho: Olhares Da Ergonomia Para Diversas Situações

Teste agora Assinatura sem compromisso. Cancele quando quiser.

Sinopse

Este livro abarca várias problemáticas contemporâneas no campo da Ergonomia. Os registros aqui presentes resultam de vários processos: a apreensão, por parte dos autores, do patrimônio de conhecimento e experiência da realidade pertencente às pessoas pesquisadas; a formação de empiria por meio de observações sistemáticas e análises das atividades destas pessoas nas mais diversas situações (de trabalho ou não) na ocasião das pesquisas; o mergulho de pesquisadores na literatura científica e técnica disponível para formação de quadros referenciais com vistas à integração científica das empirias.
Os autores desta obra advêm de variadas áreas do conhecimento, compondo este "território" sem fronteiras, de interfaces, de arte e ciência aplicada (disciplina-área-campo-abordagem do conhecimento), porém dentro de um escopo definido, cujos traços notáveis são: o estudo sistêmico, contextualizado, de situações (situado), participativo (construção social), de interface humano-tecnológica, orientado para projetos de transformações positivas e voltado, de forma integrada e não-dissociada do desempenho profissional e da saúde do trabalhador. Trata-se de pesquisadores oriundos das seguintes áreas do conhecimento: Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Nuclear, Ciência da Computação, Fisioterapia, Design Industrial, Engenharia de Alimentos, Gestão Ambiental, Turismo, Serviço Social, Nutrição e Agronomia.
Daí decorre que este livro não se furte ao desafio da amplitude de problemas e de setores com que a Ergonomia tem se dedicado, e à decorrente dinâmica dessa magnitude/grandeza. Como o leitor poderá constatar por si próprio, o desafio se encontra espelhado nos capítulos que compõem a obra. Temas das mais diversas ordens, em várias direções e com soluções particulares de métodos e técnicas que nos ensejaram batizá-la de AZIMUTES DO TRABALHO: olhares da Ergonomia para diversas situações.