Coletivismo De Direita - A Outra Ameaça À Liberdade

Teste agora Assinatura sem compromisso. Cancele quando quiser.

Sinopse

Jeffrey Tucker é uma das vozes mais sensatas do movimento liberal. Não importa de onde venha a ameaça autoritária, seja da esquerda ou da direita, podemos confiar na postura consistente dele em defesa da liberdade e contra toda e qualquer forma de autoritarismo.

Numa época em que instituições políticas tradicionais se apresentam desgastadas, há grande ansiedade quanto aos rumos futuros do mundo democrático: se apontarão para um aprofundamento da defesa da liberdade, ou se sucumbirão à demagogia dos coletivismos autoritários.

Em meio a essa ansiedade, ouvir Tucker é mais importante do que nunca. Neste livro, analisa a ameaça autoritária dos coletivismos de direita, tão vis quanto os coletivismos de esquerda – sendo ambos nocivos à construção de uma sociedade livre.

O autor resgata a história do coletivismo de direita e expõe com clareza sua herança racista e eugenista, suas premissas totalitárias, sua pretensão “científica” e dirigista, nos campos social, comportamental e econômico, e assim faz diagnóstico preciso da ameaça à liberdade que o coletivismo de direita representa.

Além do diagnóstico, em Coletivismo de Direita o autor oferece, também, um belo antídoto: longe da armadilha maniqueísta de pensar que se deve combater o coletivismo com um outro coletivismo, Tucker aponta os meios de superação dos coletivismos por meio do respeito – e do amor – à liberdade individual.