Dicionário De Machado De Assis: Língua, Estilo, Temas

Teste agora Assinatura sem compromisso. Cancele quando quiser.

Sinopse

Um Dicionário diferente e original, cujo objetivo é tratar de três aspectos fundamentais da obra de Machado de Assis: a língua portuguesa em sua vertente gramatical; os recursos expressivos caracterizadores do estilo do nosso maior escritor; e os assuntos explorados por Machado em sua narrativa de ficção.
Os três aspectos da ficção machadiana — a língua, o estilo e os temas — são estudados por meio de exemplos extraídos dos nove romances pesquisados e apresentados sob a forma de verbetes. Cada exemplo é seguido de comentários elucidativos, não com o intuito de condicionar a apreciação do leitor, mas de servir de subsídio ao seu próprio juízo crítico, a par, naturalmente, da degustação estética dos textos do nosso maior escritor. Além disto, proporciona aos leitores uma consulta permanente, com exemplos e comentários que não correrão o risco da desatualização. Apresenta, ainda, um índice alfabético de tópicos facilitando a busca do leitor.
É a primeira vez que se faz um estudo sistemático, o mais completo possível, dos procedimentos linguísticos, retóricos e temáticos da obra de ficção de Machado de Assis, nosso mais importante escritor, verdadeiro ícone da literatura brasileira....