Sinopse

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episódios

  • Campanha em SP segue com curva ascendente de Boulos

    Campanha em SP segue com curva ascendente de Boulos

    24/11/2020 Duração: 05min

    Maria Cristina Fernandes fala sobre pesquisa Datafolha em São Paulo, que mostrou que Guilherme Boulos, no PSOL, oscilou para cima, e Bruno Covas, do PSDB, oscilou para baixo. Para a comentarista, a equiparação do tempo eleitoral é um dos fatores que contribuíam para reduzir a diferença entre eles. Para tentar segurar o eleitor mais pobre, Covas está exibindo ainda mais o apoio de Marta Suplicy. 'Diferença entre eles vai se estreitar ainda mais? É o que todo mundo quer saber'. Maria Cristina fala ainda sobre a situação na eleição municipal em Recife e em Fortaleza.

  • O governo é de uma incompetência gerencial impressionante

    'O governo é de uma incompetência gerencial impressionante'

    24/11/2020 Duração: 06min

    Merval Pereira falou sobre os testes para a Covid-19 que estão sob a guarda do Ministério da Saúde em um depósito, em Guarulhos, São Paulo, e estão prestes a vencer. 'É inacreditável que se tenha condições de fazer isso (testar as pessoas) e não coloque a disposição dos estados e municípios'. Ele lembra que ministro da Saúde, especialista em logística, foi nomeado pela pasta justamente por essa qualificação. 'O governo alega que tem obrigação de comprar, não tem obrigação de distribuir. Distribui para os estados que pedem'. Merval Pereira também falou sobre o governo não ter um plano de vacinação.

  • Em live, Felipe Neto fala sobre política, jovens e o mundo pós-pandemia

    Em live, Felipe Neto fala sobre política, jovens e o mundo pós-pandemia

    23/11/2020 Duração: 09min

    Maria Cristina Fernandes fala sobre a live realizada com o influenciador digital no Valor Econômico. Ela destaca alguns pontos da conversa, como quando ele fala sobre o desinteresse dos jovens pela política, a alta abstenção nas eleições e as transformações digitais do mundo pós-pandemia.

  • Há nesse momento uma crise social que está se agravando nos EUA

    'Há nesse momento uma crise social que está se agravando nos EUA'

    23/11/2020 Duração: 09min

    Kennedy Alencar fala sobre insegurança alimentar nos Estados Unidos. Ele destaca que esse é um problema que existe no país e que está aumentando com a Covid-19. Antes da pandemia, eram 35 milhões de americanos com insegurança alimentar. Hoje são 50 milhões. Problema se agrava ainda mais porque o presidente Donald Trump bloqueia uma negociação no Congresso para votar um novo pacote de estímulos.

  • Tudo indica que o ensino a distancia veio para ficar

    'Tudo indica que o ensino a distancia veio para ficar'

    23/11/2020 Duração: 05min

    Merval Pereira faz a análise de um estudo que mapeou alguns fatores que vão influenciar os rumos do Brasil na próxima década. Um dos fatores listados é a questão da evolução da educação e o papel do ensino a distância.

  • O país saiu mais organizado dessa eleição

    'O país saiu mais organizado dessa eleição'

    21/11/2020 Duração: 15min

    Professor Carlos Melo faz um balanço das eleições municipais desse ano. Ele destaca que os eleitores deram menos espaço para demagogia e o populismo dos candidatos e que os partidos de centro foram os que mais saíram beneficiados. Para o comentarista, talvez o grande vencedor tenha sido o reconhecimento de que política de isolamento social é o que nos resta enquanto não houver vacina. "Quem negou a ciência e a necessidade de proteção, quebrou a cara", avalia.

  • Em tentativa de golpe, Trump tenta mudar a vontade do eleitor de cada estado

    Em tentativa de golpe, Trump tenta mudar a vontade do eleitor de cada estado

    20/11/2020 Duração: 13min

    O presidente dos EUA, derrotado nas urnas, e sua equipe mentem abertamente para a população do país e dão mau exemplo para o mundo. Kennedy Alencar fala sobre a nova estratégia do republicano para tentar reverter o resultado da eleição.

  • Partidos pequenos que se sentiram prejudicados se movimentam para ressuscitar as coligações

    Partidos pequenos que se sentiram prejudicados se movimentam para ressuscitar as coligações

    20/11/2020 Duração: 06min

    Maria Cristina Fernandes explica o efeito sobre o Legislativo da nova regra eleitoral. Algumas legendas esperavam eleger mais vereadores do que o que ocorreu na prática.

  • Para aumentar representatividade na política, o caminho é a educação

    Para aumentar representatividade na política, o caminho é a educação

    20/11/2020 Duração: 04min

    Merval Pereira destaca que todas as minorias são sub-representadas no Congresso Nacional e nas Casas Legislativas e a educação é a única maneira que temos para resolver isso. 'É muito preocupante essa situação no Brasil e só com educação vamos melhorar isso', diz.

  • A estratégia para vencer o segundo turno

    A estratégia para vencer o segundo turno

    20/11/2020 Duração: 23min

    Berenice Seara analisa o desempenho dos candidatos à Prefeitura do Rio do Janeiro no primeiro debate do segundo turno, marcado pela troca de acusações. Ela diz que Eduardo Paes (DEM) evita ter seu nome ligado a apoio de outros partidos, principalmente aos de esquerda para não desagradar eleitores do centro e de direita. Já Crivella (Republicanos) investiu na estratégia de desconstruir a imagem de bom administrador do adversário.

  • Defeito em gerador deixa Sucupira no escuro

    Defeito em gerador deixa Sucupira no escuro

    20/11/2020 Duração: 03min

    A população de Sucupira está sem energia elétrica. Odorico Paraguaçu diz que 'são os mistérios da eletrônica'. Toda a cidade também está convencida de que houve fraude nas eleições. 'A apuração final foi feita pelo computador e computador tem falhas', diz o prefeito.

  • Visando 2022, partidos como DEM e PP devem abraçar pauta mais fiscalista

    Visando 2022, partidos como DEM e PP devem abraçar pauta 'mais fiscalista'

    19/11/2020 Duração: 06min

    Maria Cristina Fernandes avalia que partidos como o DEM e o PP saíram das urnas municipais com musculatura para se tornarem uma alternativa ao bolsonarismo nas eleições de 2022. Mas eles só vão ganhar confiança do empresariado e da própria imprensa se abraçarem uma pauta mais fiscalista. E esse controle maior de gastos não necessariamente é uma boa notícia para Bolsonaro. Ano que vem, não haverá mais dinheiro para pagar o auxílio emergencial. Sem ele, 'do que vai viver a popularidade do presidente?', questiona a comentarista.

  • Após eleições municipais, ficou evidente que o quadro mudou para Bolsonaro

    Após eleições municipais, 'ficou evidente' que o quadro mudou para Bolsonaro

    19/11/2020 Duração: 05min

    Merval Pereira lembra que, antes do resultado do primeiro turno, o presidente tinha boa perspectiva para 2022 por causa do auxílio emergencial. Mas, segundo o comentarista, Bolsonaro perdeu a capacidade de reunir pessoas em torno do nome dele e, hoje, depende muito mais do apoio do centrão do que da própria popularidade.

  • São de quinta categoria as afirmações de fraude eleitoral apresentadas pelo presidente Bolsonaro

    'São de quinta categoria as afirmações de fraude eleitoral apresentadas pelo presidente Bolsonaro'

    19/11/2020 Duração: 10min

    Wálter Maierovitch fala sobre a postura de Bolsonaro que, pela segunda vez, coloca em dúvida a confiabilidade da Justiça Eleitoral. O fato mais recente foi no domingo, nas eleições municipais. O presidente falou em resultados duvidosos, mas não apresentou indicativo de irregularidade. Maierovitch destaca ainda as mudanças na legislação e o avanço da tecnologia no processo eleitoral, com a entrada do voto eletrônico, até agora, sem comprovação de fraude.

  • Argentina dá um passo adiante ao aprovar taxação de grandes fortunas

    Argentina 'dá um passo adiante' ao aprovar taxação de grandes fortunas

    18/11/2020 Duração: 06min

    Maria Cristina Fernandes fala sobre a Câmara dos Deputados da Argentina, que aprovou a taxação de grandes fortunas. Projeto ainda vai para o Senado, mas governo já comemora. Com a proposta, será possível arrecadar quase R$ 18 bi para a saúde do país. Enquanto isso, no Brasil, ideia é muito contestada.

  • Bolsonaro está em um caminho perigoso de incentivar ações contra a democracia

    'Bolsonaro está em um caminho perigoso de incentivar ações contra a democracia'

    18/11/2020 Duração: 05min

    Merval Pereira analisa as insinuações de Bolsonaro sobre fraude eleitoral. 'Ele não tem o menor compromisso com nada que não seja a vitória dele'. Merval também falou sobre a declaração do presidente, que voltou a chamar de 'frouxo' quem fez isolamento social em meio à pandemia. 'Ele é de uma irresponsabilidade danada'.

  • A esquerda que entrou na campanha desunida morreu juntinha

    'A esquerda que entrou na campanha desunida morreu juntinha'

    18/11/2020 Duração: 14min

    Berenice Seara faz uma análise do resultado do primeiro turno da eleição na capital fluminense. ‘O resultado foi o que exatamente estava previsto desde a campanha’. Ela fala do posicionamento dos partidos para o segundo turno. Ontem, o PT orientou seus militantes a não votar em Crivella. O PSOL deve ir pelo mesmo caminho. Crivella tenta trazer o presidente Bolsonaro ainda mais para a campanha.

  • Demissão de diretor de agência de cibersegurança dos EUA é muito preocupante

    Demissão de diretor de agência de cibersegurança dos EUA é 'muito preocupante'

    18/11/2020 Duração: 10min

    Christopher Krebs, que atuava em coordenação com as autoridades estaduais para garantir a lisura da votação, disse que as eleições desse ano foram as mais seguras da História. Para Kennedy Alencar, a decisão de Trump é mais um movimento dele de 'negar a realidade e mentir para a sociedade americana'. Segundo o comentarista, 'não se trata de uma questão de opinião, se houve ou não houve fraude. São fatos'.

  • Cada partido tem um jogo que guarda relação com o primeiro turno e a estratégia para 2022

    'Cada partido tem um jogo que guarda relação com o primeiro turno e a estratégia para 2022'

    17/11/2020 Duração: 09min

    Maria Cristina Fernandes detalha as alianças que os partidos passam a indicar para o segundo turno das eleições. Em São Paulo, Lula declarou apoio à Boulos antes mesmo do resultado das urnas. 'Lula já quis cavar um espaço como articulador de uma frente da esquerda para 2022', comenta. O adversário, Bruno Covas, tenta costurar apoio de Márcio França e Celso Russomanno. No Rio, o deputado federal Marcelo Freixo tomou a frente do PSOL e declarou apoio à Eduardo Paes.

  • Bolsonaro hoje é muito mais dependente do centrão do que o centrão de Bolsonaro

    'Bolsonaro hoje é muito mais dependente do centrão do que o centrão de Bolsonaro'

    17/11/2020 Duração: 09min

    Merval Pereira faz uma análise dos partidos após o resultado das eleições municipais. 'O centrão se adapta a qualquer governo', afirma. Ele destaca que 'o centrão não é um partido ideológico, mas pragmático, que quer estar no poder'. Merval acrescenta que há mais chances de o centrão se aliar ao DEM e ao MDB do que seguir com Bolsonaro até a eleição.

página 1 de 2

Informações: