Economia E Meio Ambiente - Learning By Ear - Aprender De Ouvido

Sinopse

Learning by Ear Aprender de Ouvido é o programa educativo da Deutsche Welle para o continente africano - escutem neste podcast as séries e radionovelas da DW sobre temas de economia e meio ambiente.

Episódios

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa

    09/12/2019 Duração: 03min

    O carvão vegetal é a principal fonte de sustento da população em Picoa. Mas os tempos estão a mudar: o Estado está a tentar melhorar a gestão dos recursos florestais e regular a produção. Serão as mudanças bem recebidas?

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 1

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 1

    30/08/2019 Duração: 03min

    As florestas de Picoa estão ameaçadas, porque há quem corte árvores em áreas protegidas. O carvão vegetal é a principal fonte de sustento para grande parte da população rural. Mas os tempos estão a mudar: o Estado emitiu novas diretrizes para melhorar a gestão dos recursos florestais e regular o setor da produção de carvão vegetal. Mas serão estas mudanças bem recebidas em Picoa?

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 2

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 2

    29/08/2019 Duração: 03min

    O produtor de carvão vegetal Félix Guedes não está satisfeito com a nova política de gestão de florestas implementada pelo Estado. Ou melhor, não está satisfeito com os esquemas que a sua atividade envolve e nos quais ele próprio está envolvido. Neste episódio, vamos conhecer Tânia, Daniel e Germano, que se preparam para apresentar à comunidade a nova Agência para o Meio Ambiente e Florestas.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 3

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 3

    28/08/2019 Duração: 03min

    Tânia, uma jovem nascida e criada em Picoa, está de regresso à sua cidade natal para dirigir a nova Agência para o Meio Ambiente e Florestas. No entanto, a jovem tem medo que a população não a receba de braços abertos e veja o seu trabalho como uma ameaça à produção e venda de carvão vegetal, que é o sustento de muitas famílias. Este episódio começa com um assalto a um armazém.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 4

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 4

    27/08/2019 Duração: 03min

    Os homens que roubaram o carvão vegetal, a mando de Cândida, a diretora florestal, deixaram para trás Félix, gravemente ferido. O que lhe irá acontecer? E porque terá Cândida orquestrado um assalto? Neste episódio, há uma reunião na Câmara Municipal de Picoa, na qual participam, entre outros, Tânia, responsável pela Agência para o Meio Ambiente e Florestas de Picoa, o vereador Germano e Cândida.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 5

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 5

    26/08/2019 Duração: 03min

    Igor semeou a confusão na reunião na Câmara Municipal quando revelou que o armazém onde estava guardado o carvão vegetal da população foi assaltado. Um acontecimento que acabou por colocar em causa o papel da recém-chegada Agência para o Meio Ambiente e Florestas, que Tânia dirige. Os motivos por detrás do assalto são ainda desconhecidos. Félix está ferido e à mercê dos assaltantes.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 6

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 6

    25/08/2019 Duração: 03min

    Tânia continua angustiada com a ausência do seu tio Félix e está preocupada com a má impressão que o assalto ao armazém deixou da sua agência. Neste episódio, a jovem conversa com Igor sobre o que aconteceu na reunião na Câmara Municipal de Picoa.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 7

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 7

    24/08/2019 Duração: 03min

    Tânia organiza uma visita a uma parte da floresta de Picoa, onde várias árvores têm sido cortadas para fazer carvão vegetal. O objetivo é mostrar às pessoas que não está a ser feita a diferenciação entre plantações em propriedades privadas e partes da floresta de propriedade pública.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 8

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 8

    23/08/2019 Duração: 02min

    As ilegalidades cometidas no negócio do carvão vegetal em Picoa ganham novos contornos. Tânia está decidida a descobrir quem é que na Câmara Municipal tem estado a emitir autorizações para exploração em terrenos estatais. Uma determinação que não agrada a todos, como veremos no episódio de hoje.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 9

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 9

    22/08/2019 Duração: 03min

    A chegada ao terreno de Tânia, da Agência para o Meio Ambiente e Florestas, deixou toda a gente com os nervos à flor da pele. Carolina, Germano e Cândida trocaram acusações sobre qual deles seria o maior culpado no meio de tanta embrulhada. E não são só eles que estão descontentes com as novas políticas.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 10

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 10

    21/08/2019 Duração: 03min

    Jorge revelou que Félix, o tio de Tânia que está desaparecido, queria que ele transportasse dois camiões carregados de carvão para o país vizinho. Agora, todos acham que Félix é o responsável pelo roubo no armazém da Agência. Por outro lado, parece que, afinal, o trabalho da Agência para o Meio Ambiente e Florestas está a dar frutos.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 11

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 11

    20/08/2019 Duração: 03min

    Igor mostrou a Helena como é fácil fazer carvão para utilizar na cozinha sem prejudicar a floresta. No entanto, nem todos estão ainda convencidos de que é necessária arranjar uma alternativa ao carvão vegetal. Neste episódio, Carolina, mãe de Tânia, decide aconselhar-se com um velho amigo, mas a conversa não corre como esperava.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 12

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 12

    19/08/2019 Duração: 03min

    O clima continua tenso em Picoa. Não há sinal de Félix nem do carvão roubado, que tinha sido confiscado pela Agência para o Meio Ambiente e Florestas. Tânia sente-se cada vez mais sozinha e a sua mãe, Carolina, cada vez mais revoltada e contra o trabalho da filha. Neste episódio, mãe e filha, juntamente com Igor e Jorge, decidem ir a Becalina procurar Félix. O que os espera no país vizinho?

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 13

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 13

    18/08/2019 Duração: 03min

    Tânia, a sua mãe Carolina e Igor viajaram até Becalina na esperança de apanhar Félix em flagrante, pois estão convencidos que foi ele que assaltou o armazém e fugiu do país com o carvão roubado. No entanto, não encontraram o que procuravam. Já de regresso a Picoa, os três dirigem-se à esquadra da polícia.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 14

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 14

    17/08/2019 Duração: 03min

    Os ânimos em Picoa continuam quentes. O inspetor Cristóvão deixou Tânia, Carolina e Igor em alvoroço depois de lhes contar que tinha aparecido um braço nas margens de um rio ali perto. Será o braço de Félix? Neste episódio, voltamos a casa de Félix, onde Helena está a cuidar dos animais.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 15

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 15

    16/08/2019 Duração: 03min

    Enquanto Tânia e Carolina continuam à espera do resultado das análises feitas ao braço encontrado no rio, para saberem se pertence a Félix, Helena continua a culpar-se pelo desaparecimento do tio de Tânia. No entanto, no meio de tantas coisas más, surge finalmente uma alegria: a realização em Picoa da feira dedicada ao setor da produção de carvão vegetal.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 16

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 16

    15/08/2019 Duração: 03min

    Desdeb que a Agência para o Meio Ambiente e Florestas começou o seu trabalho em Picoa, a vida das pessoas que trabalham no setor do carvão vegetal mudou bastante.Tânia e Igor organizaram uma feira sobre o setor do carvão vegetal e foi um grande sucesso. Mas uma investigação jornalística de uma rádio europeia, e que está prestes a ir para o ar, promete voltar a agitar as águas na cidade.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 17

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 17

    14/08/2019 Duração: 03min

    A entrevista feita ao jornalista que realizou uma reportagem sobre a produção de carvão vegetal em Picoa veio abalar ainda mais a cidade. O jornalista infiltrou-se no setor e fingiu ser um comerciante de carvão. Que consequências terá esta reportagem para a cidade? Para já, o trabalho parece ter deixado Cândida e Germano nervosos.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 18

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 18

    13/08/2019 Duração: 03min

    Em Picoa só se fala na reportagem que passou na rádio sobre a produção de carvão vegetal e a venda no mercado negro. Cândida e Germano têm medo que a reportagem influencie o seu negócio e que os compradores estrangeiros deixem de lhes fazer encomendas. Do outro lado da história está Tânia, que continua sem perceber porque foi implicada na reportagem.

  • Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 19

    Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa - Ep. 19

    12/08/2019 Duração: 03min

    Depois de ouvir a reportagem sobre comércio ilegal de carvão em Picoa, na qual foi implicada, Tânia, responsável pela Agência para o Meio Ambiente e Florestas, quis demitir-se. Mas Daniel, o seu chefe, não aceitou a demissão e viajou até Picoa para dissuadi-la da ideia. Neste episódio, Tânia, Daniel e Igor encontram-se num restaurante da cidade.

página 1 de 4

Informações: