Clube Do Livro - José Godoy

Sinopse

As novidades da literatura, os últimos lançamentos e eventos, além de dicas de boas leituras.

Episódios

  • Sobre os ossos dos mortos é um dos melhores livros dos últimos anos

    'Sobre os ossos dos mortos' é um dos melhores livros dos últimos anos

    14/07/2020 Duração: 13min

    Zé Godoy tece muitos elogios ao livro da escritora polonesa Olga Tokarczuk e o classifica como 'um daqueles que não dá para parar de ler'. Ele destaca que a autora tem um modo de pensar e de estruturar narradores que é muito marcante. 'A obra dela é muito própria', diz.

  • M, O Filho do Século, a história de Mussolini

    'M, O Filho do Século', a história de Mussolini

    07/07/2020 Duração: 07min

    José Godoy comenta o livro 'M, O Filho do Século', do italiano Antonio Scurati. Na obra, o autor reconstitui os primeiros momentos da trajetória de Mussolini entre 1919 e 1925. Na opinião de Godoy, com este livro, Scurati 'recupera a importância das letras italianas para o mundo'. Essa é a primeira obra de uma trilogia que virá a ser lançada nos próximos anos. Godoy destaca o valor histórico do texto: 'Tudo o que se lê na obra são dados reais. A construção de um romance a partir de bases históricas'.

  • Os 60 anos de uma obra-prima da literatura brasileira

    Os 60 anos de uma obra-prima da literatura brasileira

    30/06/2020 Duração: 14min

    Zé Godoy comenta um marco importante da literatura brasileira: os 60 anos de lançamento do livro ‘Quarto de Despejo’, de Carolina de Jesus. Descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, a escritora vivia em uma favela de São Paulo, no bairro do Canindé. Hoje, é considerada obra fundamental e de uma atualidade marcante. ‘Foi um sucesso enorme na época, ali ela passa a ser reconhecida e publicada em outras línguas. Carolina acabou saindo da favela e vai viver em outro lugar. O que fica é a potência da obra’.

  • Santa Evita, um clássico da literatura latina

    'Santa Evita', um clássico da literatura latina

    23/06/2020 Duração: 05min

    A dica do dia do Zé Godoy é o livro Santa Evita, um clássico da literatura da América Latina, do escritor Tomás Eloy Martínez. Um dos romances mais traduzidos da língua espanhola nas últimas décadas. Trata da história da Evita Perón, mas com um recorte bem curioso e diferente.

  • A curiosa história de um 7 a 1, só que no Maracanã

    A curiosa história de um 7 a 1, só que no Maracanã

    16/06/2020 Duração: 08min

    Nos 70 anos do Estádio do Maracanã, comemorados nesta terça, José Godoy traz a dica do conto ‘Na boca do túnel’, do escritor Sérgio Sant'anna. 'O conto mais poderoso já escrito sobre futebol', decreta o comentarista.

  • A atualidade impressionante de ‘1984’

    A atualidade impressionante de ‘1984’

    09/06/2020 Duração: 09min

    A dica do José Godoy nesta terça não poderia ser mais pontual: o livro de George Orwell, ‘1984’. Obra trata da distopia de um mundo sem muitas alternativas, sem esperanças. Tem ali estado totalitário, tem o ‘grande irmão’ e tem muitas outras coisas que nos remetem aos nossos dias.

  • Vargas Llosa retrata a absurda quantidade de repetições na América Latina no século XX

    Vargas Llosa retrata a 'absurda quantidade de repetições' na América Latina no século XX

    02/06/2020 Duração: 08min

    Em 'Conversa no Catedral' - 'no' mesmo, conforme a edição mais recente em português, já que Catedral é o nome de um boteco, essa entidade latina -, o autor peruano fala de política e fracasso social em meio à história individual do protagonista. 'Um romance fascinante', avalia José Godoy.

  • Linha M, de Patti Smith, é um ótimo livro para se fazer uma lista de autores

    'Linha M, de Patti Smith, é um ótimo livro para se fazer uma lista de autores'

    26/05/2020 Duração: 11min

    'Patti Smith é um dos grandes fenômenos literários da última década', disse José Godoy sobre a cantora e escritora norte-americana. Além de 'Só Garotos', ela publicou o livro 'Linha M'. Segundo Godoy, a obra é complementar a anterior e faz referências literárias interessantes.

  • Ideias de justiça e liberdade norteiam o infantil Os gatos detetives e o sumiço do canarinho

    Ideias de justiça e liberdade norteiam o infantil 'Os gatos detetives e o sumiço do canarinho'

    19/05/2020 Duração: 13min

    José Godoy fala sobre o lançamento que divide com Mariza Tavares. 'O mais difícil é a responsabilidade. Você está lidando com leitores iniciando o aprendizado da vida e da linguagem', reflete. O ilustrador Venes Caitano, cartunista, adiciona elementos dos quadrinhos ao livro, que tem como ponto de partida o sumiço do pássaro de um 'vizinho chato' da região.

  • Literatura de Sérgio SantAnna afirmava brasilidade como valor positivo

    'Literatura de Sérgio Sant'Anna afirmava brasilidade como valor positivo'

    12/05/2020 Duração: 09min

    José Godoy avalia que o conto 'O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro', de 1982, escrito por Sérgio Sant’Anna, é excepcional. Segundo ele, o autor descreve como era o Brasil no final dos anos 70, o país com violência, dos militares e de uma tentativa da defesa da democracia. O escritor morreu vítima da Covid-19 no último domingo.

  • A Nova Califórnia, conto de Lima Barreto, expõe questões da sociedade atual

    A Nova Califórnia, conto de Lima Barreto, expõe questões da sociedade atual

    05/05/2020 Duração: 12min

    Escrita no início do século XX, sátira se passa na cidade fictícia de Tubiacanga, no Rio, e apresenta muitas semelhanças com os caminhos do Brasil de hoje: o dilema 'ganância X morte', a mediação da ciência numa situação inesperada e a barbárie.

  • Compilação de Susan Sontag traz textos sobre Machado de Assis, Borges e Barthes

    Compilação de Susan Sontag traz textos sobre Machado de Assis, Borges e Barthes

    28/04/2020 Duração: 08min

    'A gente lê para ganhar consciência e, assim, se liberta. Essa é a grande matriz de Susan Sontag', diz José Godoy sobre a ensaísta. O tema do comentário de hoje é o livro 'Questão de ênfase', que também tem escritos sobre balé, ópera e outras formas de arte.

  • Os curiosos caminhos de Garcia-Roza

    Os curiosos caminhos de Garcia-Roza

    21/04/2020 Duração: 11min

    José Godoy falou, nesta terça-feira, sobre a obra de Luiz Alfredo Garcia-Roza, morto na semana passada, e a relação dele com Rubem Fonseca, que também faleceu na última semana. ‘Rubem foi uma espécie de primeiro leitor do Garcia-Roza, que tem uma história super curiosa, porque estreou bem maduro, após os 60 anos’.

  • Rubem Fonseca foi pioneiro ao escrever sobre um Brasil urbano e violento

    Rubem Fonseca foi pioneiro ao escrever sobre um Brasil 'urbano e violento'

    15/04/2020 Duração: 11min

    José Godoy explica que Rubem Fonseca 'tem obra muito rara na literatura brasileira', pois foi um dos poucos escritores do país a fazer sucesso comercial e ser aclamado pela crítica. Evidência disso são as várias adaptações de seus textos para a TV e o cinema. Godoy ainda destaca que o autor, que morreu nesta quarta-feira, inovou ao trazer 'submundo do crime e do sexo' para sua obra. Ouça a análise.

  • Clarice Lispector está aberta para descobertas e redescobertas do leitor

    Clarice Lispector 'está aberta para descobertas e redescobertas do leitor'

    14/04/2020 Duração: 10min

    José Godoy explica que textos de Clarice Lispector têm passado por um processo de 'ampliação da recepção'. Ele sugere começar a leitura da obra pelo livro de contos 'Onde estivestes de noite', que contém os textos 'À procura de uma dignidade' e 'A partida do trem'.

  • O Duplo, de Dostoiévski, é impressionante porque é assustador e cômico no seu contexto

    'O Duplo', de Dostoiévski, é impressionante porque é assustador e cômico no seu contexto

    07/04/2020 Duração: 11min

    José Godoy fala sobre o livro 'O Duplo', obra fundamental do início da carreira do escritor russo Dostoiévski.

  • Borges inventou o hyperlink antes do digital

    'Borges inventou o hyperlink antes do digital'

    31/03/2020 Duração: 08min

    José Godoy comenta sobre 'O livro de areia', que reúne contos do argentino Jorge Luís Borges. Para Godoy, é uma obra profunda que possibilita diversas leituras.

  • Livro francês retrata isolamento sem a facilidade da tecnologia

    Livro francês retrata isolamento sem a facilidade da tecnologia

    24/03/2020 Duração: 12min

    'Dá um certo alívio', comenta Zé Godoy sobre a comparação com o período atual. 'A quarentena', de Le Clézio, se passa no século XIX.

  • Sobrevivente do atentado ao Charlie Hebdo relata memórias em livro

    Sobrevivente do atentado ao Charlie Hebdo relata memórias em livro

    10/03/2020 Duração: 05min

    No livro 'O retalho', o jornalista francês Philippe Lançon relata suas memórias de forma a 'ampliar muito a reconstituição' do trágico atentado. José Godoy explica que Lançon fala tanto de sua experiência na imprensa quanto do seu período de recuperação após ser baleado no rosto. 'Ele tenta refletir de forma mais ampla sobre a própria fragilidade do ser humano', observa.

  • Terra sonâmbula, de Mia Couto, foi lançado há quase 30 anos mas ainda é atual

    'Terra sonâmbula', de Mia Couto, foi lançado há quase 30 anos mas ainda é atual

    03/03/2020 Duração: 04min

    O livro, que tem como cenário a guerra civil de Moçambique, traz dois planos narrativos. Em um deles, acompanhamos a história de dois homens que tentam fugir dos conflitos. No outro, as anotações de um terceiro personagem trazem reflexões ao leitor. Para José Godoy, a história é fascinante e muito atual, por tratar de temas como as migrações.

página 1 de 2

Informações: