Christo Nihil Praeponere

Sinopse

Christo Nihil Praeponere (do latim: Nada antepor a Cristo) é o podcast do Padre Paulo Ricardo, com homilias todos os dias sobre os Evangelhos proclamados nas Missas e os santos celebrados pela liturgia católica.

Episódios

  • Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, Doutora da Igreja (Homilia Diária.1593)

    Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, Doutora da Igreja (Homilia Diária.1593)

    30/09/2020 Duração: 07min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha Sem mais ajuda que a da graça de Deus, descobriu Teresinha, e por isso foi declarada Doutora da Igreja, uma via já conhecida dos santos, percorrida por muitos devotos, mas esquecida e até desprezada por certa espiritualidade de sua época: o que nos santifica não é a grandeza nem a dificuldade externa da obra, mas a intensidade do ato de amor com que a realizamos. Por isso a santidade está ao alcance de todos: porque não são, em si mesmos, os trabalhos extraordinários que os santos suportaram o que produz santos, mas a caridade com que se fazem as coisinhas ordinárias da vida. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 1.º de outubro, e aprendamos dessa grande Doutora a percorrer a via pequena que conduz, pela grandeza do amor, à glória de ter um coração santo e enamorado de Deus!

  • Memória de São Jerônimo, Doutor da Igreja (Homilia Diária.1592)

    Memória de São Jerônimo, Doutor da Igreja (Homilia Diária.1592)

    29/09/2020 Duração: 06min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha A Igreja celebra hoje a memória de São Jerônimo, transformado por Deus de inimigo da Escritura em insigne Doutor nas páginas sagradas. Educado no melhor latim de sua época, afeito aos brilhos do estilo e à expressão elegante, a graça divina pôde vencer o orgulho literário de Jerônimo, fazendo-o encontrar, sob a simplicidade quase “rude” do Texto Santo, a pérola preciosa da sabedoria de Cristo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 30 de setembro, e aprendamos de São Jerônimo a descobrir, pela luz sobrenatural da graça, o sentido profundo e inesgotável das Sagradas Escrituras, alimento para a nossa alma.

  • Festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael (Homilia Diária.1591)

    Festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael (Homilia Diária.1591)

    29/09/2020 Duração: 08min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha Após quarenta dias de devota preparação, finalmente celebramos a festa dos santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que, empunhando a espada da humildade, triunfaram da soberba de Satanás e seus demônios e, com o escudo da obediência, protegem e auxiliam todos os fiéis a preservarmos intacto o dom preciosíssimo da graça santificante, conquistado para nós na cruz e derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 29 de setembro, e se associe à alegria que une hoje, num só coro, os Céus e a Terra, e cantemos juntos as misericórdias do Senhor!

  • Cristo, o primeiro pequenino (Homilia Diária.1590: Segunda-feira da 26.ª Semana do Tempo Comum)

    Cristo, o primeiro pequenino (Homilia Diária.1590: Segunda-feira da 26.ª Semana do Tempo Comum)

    28/09/2020 Duração: 08min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha Para repreender a ambição dos Apóstolos, Jesus põe no meio deles uma criancinha, imagem natural de humildade e dependência. Com isso, o Senhor não quer apenas propor à imitação dos discípulos as virtudes naturais dos pequeninos, mas lembrar que Ele mesmo, sendo Deus, se fez o menor de todos ao tornar-se homem, e será por esse aniquilamento, consumado no alto da Cruz, que Ele irá alcançar sua plena glorificação. E se foi esse o caminho escolhido pela Cabeça para ser coroada, com que direito podem os membros querer coroa sem Calvário, glória sem sepulcro, vida sem morte? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 28 de setembro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!

  • Soberba, “rainha de todos os vícios” (Homilia Dominical.524: 26.º Domingo do Tempo Comum)

    Soberba, “rainha de todos os vícios” (Homilia Dominical.524: 26.º Domingo do Tempo Comum)

    26/09/2020 Duração: 25min

    A afirmação de Nosso Senhor feita no Evangelho deste domingo, de que os cobradores de impostos e as prostitutas precederiam os sumos sacerdotes e anciãos do povo no Reino de Deus, parece dura a um primeiro olhar e até exagerada. Mas a verdade é que, muito pior que a avareza ou a luxúria, é o pecado da soberba. Por ela caiu Lúcifer, caíram Adão e Eva, e correm o risco de cair até as pessoas que venceram seus pecados mais grosseiros e começaram a ter uma vida espiritual.

  • A ignorância afetada (Homilia Diária.1589: Sábado da 25.ª Semana do Tempo Comum)

    A ignorância afetada (Homilia Diária.1589: Sábado da 25.ª Semana do Tempo Comum)

    26/09/2020 Duração: 08min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha Prometeu-nos Cristo que a verdade nos libertaria, mas em nenhum lugar nos garantiu que ela seria agradável. Quis que conhecêssemos a verdade, porque só assim poderíamos ser livres para praticar o bem; mas não quis poupar-nos de verdades mais amargas, só por medo de desagradar ou criar mal-estar. E se já é perigosa a ignorância dos que, por não saberem, acabam fazendo o mal, que peste não será a dos que dissimulam não saber, para não terem de fazer o bem? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 26 de setembro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!

  • Pedro professa a fé em Cristo (Homilia Diária.1588: Sexta-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)

    Pedro professa a fé em Cristo (Homilia Diária.1588: Sexta-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)

    25/09/2020 Duração: 08min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha O Evangelho que nos prega hoje a Igreja é para recordar que a fé que nos orgulhamos de ter não é resultado de raciocínios ou mérito de prolongados esforços nem, muito menos, o resultado do que “decide” a maioria, senão graça e dom de Deus, que a dá a quem quer segundo o seu beneplácito, mas que não se nega a concedê-la a quem, movido por sua graça, se põe de joelhos para pedir-lha. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 25 de setembro, e roguemos ao Senhor que nos dê hoje o dom da fé católica e a incremente sempre mais em nossa inteligência, para crermos com firmeza, e em nosso coração, para a vivermos com sinceridade.

  • Por que queremos ver Jesus? (Homilia Diária.1587: Quinta-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)

    Por que queremos ver Jesus? (Homilia Diária.1587: Quinta-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)

    23/09/2020 Duração: 08min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha Os evangelhos que a Igreja proclama hoje e amanhã nos mostram a diferença que vai do ver a Cristo com os olhos da carne, mas sem poder crer, ao vê-lO com os da fé. Viam as turbas os milagres; mas, resistentes à graça, não podiam crer no que Cristo dizia de si. Quer também o rei Herodes ver Jesus, mas para satisfazer a curiosidade dos olhos e ver, em primeira mão, se era verdade o que dEle diziam. Somente Pedro, depois de tanto tempo vendo a Cristo, abrirá os únicos olhos que são capazes de ver quem realmente Ele é: “Tu és o Cristo de Deus”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 24 de setembro, e saibamos mortificar nossas paixões, para querermos ver a Cristo como Ele se nos quer revelar: como Deus feito homem, não para saciar nossa curiosidade, mas para carregar, sob o lenho da cruz, os nossos pecados.

  • Memória de São Pio de Pietrelcina, Presbítero (Homilia Diária.1586)

    Memória de São Pio de Pietrelcina, Presbítero (Homilia Diária.1586)

    23/09/2020 Duração: 09min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha Deus concedeu ao Padre Pio a graça singular de participar profundamente da Paixão de seu Filho encarnado, a fim de lembrar a toda a Igreja, pouco antes de rebentar uma das piores crises de identidade do clero, o que realmente significa ser sacerdote, que, além de oferente, é também vítima, imolada com Cristo em agradável odor de santidade e pureza. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 23 de setembro, e peçamos a Deus que, pelos méritos e preces de São Pio de Pietrelcina, proteja os nossos sacerdotes dos ataques do inimigo e suscite sempre novas e fecundas vocações sacerdotais.

  • O parentesco da fé divina (Homilia Diária.1585: Terça-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)

    O parentesco da fé divina (Homilia Diária.1585: Terça-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)

    21/09/2020 Duração: 08min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha O que mais conta, na grande família de Deus, que é o Corpo místico de seu Filho encarnado, não são tanto os laços de sangue que nos unem uns aos outros como os vínculos sobrenaturais da fé, que nos tornam realmente filhos de Abraão. Filhos, sim, não porque dele descendamos segundo a carne, mas porque o imitamos ao crer no mesmo Deus em que ele acreditou, fazendo-nos herdeiros das mesmas promessas que lhe foram feitas e tornando-nos dignos, de certa forma, do mesmo elogio que fez Santa Isabel à Mãe do nosso Salvador: “Bem-aventurada és tu que creste”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 22 de setembro, e ponhamos em ato a fé que nos faz irmãos em Cristo, membros da mesma família divina!

  • Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista (Homilia Diária.1584)

    Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista (Homilia Diária.1584)

    21/09/2020 Duração: 07min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha Há, entre os Doze, dois Apóstolos iguais pelo chamado, iguais pelo talento, mas muito dessemelhantes pelo fim: Mateus e Judas Iscariotes, ambos chamados a seguir Jesus de perto, ambos versados no controle do dinheiro, mas só o primeiro convertido e desprendido, enquanto o segundo, dando mais valor à bolsa do que a Cristo, se apegou tanto aos banquetes do mundo que não pôde crer nem no da Eucaristia. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 21 de setembro, e contemplemos, por esse contraste entre duas almas tão irmãs pelos pecados que cometeram e tão diversas pelo caminho que seguiram, as glórias do Apóstolo São Mateus!

  • O Céu será igual para todos? (Homilia Dominical.523: 25.º Domingo do Tempo Comum)

    O Céu será igual para todos? (Homilia Dominical.523: 25.º Domingo do Tempo Comum)

    19/09/2020 Duração: 24min

    Igual, mas diferente: como resolver o suposto paradoxo do patrão que, no Evangelho deste domingo, paga “uma moeda de prata” a todos que trabalham em sua vinha e o Deus que, ao mesmo tempo, dá a cada um segundo as suas obras? Como entender que a recompensa eterna é uma só, mas os santos têm glórias distintas no Céu? Nesta homilia, Pe. Paulo Ricardo explica como serão mais bem-aventurados, não os que mais trabalharam ou mais sofreram, mas os que mais amaram.

  • Uma semente, três terrenos (Homilia Diária.1583: Sábado da 24.ª Semana do Tempo Comum)

    Uma semente, três terrenos (Homilia Diária.1583: Sábado da 24.ª Semana do Tempo Comum)

    19/09/2020 Duração: 06min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha A semente que Deus semeia em nossos corações é um chamado da graça a que O tenhamos em nosso íntimo e com Ele conversemos pela oração. Mas o terreno de nossa alma, na hora de receber a semente divina, pode ter três diferentes disposições, induzidas por aqueles nossos três grandes inimigos: o diabo, que nos faz negligentes e preguiçosos; a carne, que nos faz inconstantes e sensuais; e o mundo, que nos enche de preocupações e distrações. É hora, pois, de meter a mão no arado e limpar o terreno! Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, 19 de setembro, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho!

  • A luta contra os pecados capitais (Homilia Diária.1582: Sexta-feira da 24.ª Semana do Tempo Comum)

    A luta contra os pecados capitais (Homilia Diária.1582: Sexta-feira da 24.ª Semana do Tempo Comum)

    18/09/2020 Duração: 07min

    → “O Segredo de Teresinha” | Cadastre-se para saber mais: http://bit.ly/osegredodeteresinha Nos sete espíritos de que se livrara Maria Madalena sempre viu a tradição da Igreja um símbolo dos sete pecados capitais, isto é, das principais tendências desordenadas que todos nós, em maior ou menor medida, trazemos em nossa carne e que o mundo e o demônio, nossos grandes inimigos, tanto se comprazem em estimular. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 18 de setembro, e coloquemos todo o nosso empenho em combater, de agora em diante, os nossos defeitos e imperfeições!

  • Memória de São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor (Homilia Diária.1581)

    Memória de São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor (Homilia Diária.1581)

    16/09/2020 Duração: 05min

    A Igreja celebra hoje a memória de um dos maiores defensores da ortodoxia católica: São Roberto Belarmino, professor, pregador, bispo e cardeal, cujos escritos de controvérsia, repletos de sabedoria, sinceridade e de uma força argumentativa sem igual, desferiram em seu tempo golpes terríveis contra a heresia protestante. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 17 de setembro, e peçamos a Deus que, sob o amparo de São Roberto Belarmino, possamos crescer no conhecimento seguro da doutrina cristã, preservando-a de todo erro e testemunhando-a com obras de verdadeira conversão.

  • Memória de São Cornélio e São Cipriano, Mártires (Homilia Diária.1580)

    Memória de São Cornélio e São Cipriano, Mártires (Homilia Diária.1580)

    16/09/2020 Duração: 05min

    A Igreja celebra hoje a memória de dois grandes mártires: São Cornélio e São Cipriano. O primeiro, como Papa, e o segundo, como Bispo de Cartago, não só se mostraram fiéis a Cristo até o extremo, morrendo por Ele na mão das autoridades romanas, mas também defenderam sem descanso que mesmo os que cedem ao medo nos momentos de perseguição podem ser readmitidos à vida da Igreja, desde que cumpram, com humildade e sincero arrependimento, a penitência por sua infidelidade. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 16 de setembro, e recorramos juntos à intercessão de São Cornélio e São Cipriano!

  • Memória de Nossa Senhora das Dores (Homilia Diária.1579)

    Memória de Nossa Senhora das Dores (Homilia Diária.1579)

    15/09/2020 Duração: 05min

    A piedade cristã sempre associou a Virgem Maria à paixão de seu Filho. Os Evangelhos no-la apresentam aos pés da cruz, e os olhos da fé permitem descobrir, no silêncio do seu Coração Imaculado, as dores e angústias que só uma alma verdadeiramente amante de Deus poderia experimentar diante do espetáculo, ao mesmo tempo divino e atroz, do sacrifício do Calvário. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 15 de setembro, e peçamos a Cristo, nosso Redentor, que nos associe aos compadecimentos de sua Mãe Santíssima, para que aprendamos a amá-lO de verdade e a detestar sinceramente o que Ele, com sua cruz, veio destruir: o pecado, a indiferença e a ingratidão ao seu amor.

  • Festa da Exaltação da Santa Cruz (Homilia Diária.1578)

    Festa da Exaltação da Santa Cruz (Homilia Diária.1578)

    13/09/2020 Duração: 06min

    Não, Deus não abandonou seu Filho na cruz; fomos nós que O abandonamos, arrebatando-O por um julgamento iníquo, tratando-O como escória, homem das dores, como aqueles diante dos quais se cobre o rosto. Mas Ele, cuja imensa caridade não conhece limite, tomou sobre si o peso desses sofrimentos a fim de nos salvar e, erguido no madeiro redentor como sinal diante das nações, demonstrar que Deus amou tanto o mundo, que não recusou entregar seu próprio Filho unigênito, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 14 de setembro, e peçamos a Deus a graça de, iluminados pela fé, sabermos enxergar atrás do suplício da cruz essa tão grande e tão admirável dignação da divina misericórdia para conosco!

  • O pecado da dissimulação (Homilia Dominical.522: 24.º Domingo do Tempo Comum)

    O pecado da dissimulação (Homilia Dominical.522: 24.º Domingo do Tempo Comum)

    12/09/2020 Duração: 24min

    No Evangelho deste domingo, Jesus nos dá uma lição sobre a misericórdia de Deus: “Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. Advertindo contra a duplicidade, Nosso Senhor mostra que não é possível receber o perdão divino se não estivermos dispostos a perdoar a quem nos tem ofendido. Ouçamos a homilia do Padre Paulo Ricardo e vejamos como esse ensinamento se aplica à nossa confissão.

  • Memória do Santíssimo Nome de Maria (Homilia Diária.1577)

    Memória do Santíssimo Nome de Maria (Homilia Diária.1577)

    11/09/2020 Duração: 06min

    A invocação piedosa e constante do santíssimo nome de Maria, cuja memória litúrgica hoje celebramos, está associada a uma série de graças muito preciosas: pelo nome de Maria, os possessos se veem livres do demônio; os que lutam contra a luxúria encontram forças para viver castamente; os que estão desconsolados recobram o ânimo; os que se aproximam da hora derradeira recebem, não sem grande consolo, o dom inestimável da perseverança final. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 12 de setembro, e celebre conosco a memória do santíssimo nome de Maria, segunda Eva, nossa Mãe segundo a graça!

página 1 de 18

Informações: